Alunos da rede municipal de ensino de Cruz das Almas têm baixos resultados em educação e sindicato classifica cenário como ‘preocupante’

0
38

Foto:  Imagem ilustrativa/Reprodução

A educação municipal de Cruz das Almas apresentou baixo desempenho em proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática, de acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os resultados são referentes ao ano de 2023, quando provas de avaliação de desempenho foram aplicadas a alunos do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Os números estão disponíveis no site do Inep.

Segundo avaliação do SAEB, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de Cruz das Almas tiveram a média de 34,64% de desempenho em Língua Portuguesa, alcançando a classificação de nível 0. Com isso, o relatório aponta que os estudantes não demonstram habilidades muito elementares esperadas para esta etapa de ensino.

Em matemática, o cenário também se repete, com nível 0 alcançado e média municipal de 26,77%.

5° ano

A avaliação preocupante se repete com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, com média municipal de 20,21% em Língua Portuguesa e 27,44% em Matemática, ambas classificadas no nível 3.

Em resumo, a classificação aponta que os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental conseguem desenvolver algumas habilidades básicas, como localizar informações em textos simples ou resolver operações elementares.

Cenário preocupante

Em nota divulgada nas redes sociais, a Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB-Sindicato em Cruz das Almas) classificou os resultados como “cenário preocupante” e “triste realidade”, indicando a responsabilidade da Prefeitura de Cruz das Almas na qualidade de ensino.

“É uma triste realidade. A Secretaria de Educação não dispõe de uma equipe pedagógica com capacidade para desenvolver ações consistentes. Se limitam a cobrar dos professores, sem oferecer apoio real. O gargalo da falta de proposta pedagógica das gestões ao longo do caminho tem comprometido o desempenho da rede. Sugerimos, desde sempre, a contratação de equipe pedagógica para direcionar essa função em nosso município”, afirma Carlos Augusto, diretor da APLB.

Fonte: Bahia Recôncavo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here