Mestre Aurino da Viola reúne ícones do Recôncavo e celebra raízes do samba de roda no Carnaval do Pelô

0
22

Crédito: Ascom SecultBA

O samba de roda do Recôncavo Baiano pediu passagem e invadiu a folia no Carnaval do Pelô nesta segunda-feira (16). No Largo Quincas Berro D’Água, o show do emblemático Mestre Aurino da Viola celebrou ritmos como a chula, a viola machete e outras vertentes do samba e emocionou o público com uma reunião de ícones que são verdadeiros guardiões dessa cultura.

Em um espaço importante para se conectar com as novas gerações, o espetáculo contou com participações especiais da Mestra Zélia do Prato, do Mestre Ecinho de Acupe, de Babau Santana, Junior Bahia, Cassio Nobre e do grupo Desmancha Chiada, que abrilhantaram ainda mais a festa popular. A apresentação incluiu ainda modas de viola e repentes que reverenciam a resistência e identidade do povo negro.

De Maracangalha, no interior da Bahia, Mestre Aurino é referência na preservação da tradição do samba de roda, desde o samba solto, e corrido, ao amarrado. “Para mim, é especial e bonito estar aqui no palco do Pelourinho. Ter um pouco de samba ajuda a aumentar a cultura. Quanto mais a cultura cresce, seja na cidade ou no interior, mais valoriza a localidade onde moramos, pois um lugar sem cultura não é nada, é como um canário que não canta”, afirmou.

Com o samba no pé bem afiado, o folião Felipe Sancho destacou a importância de incluir nomes como o de Mestre Aurino na programação do Carnaval. “É uma forma de conservar a história de uma cultura tão rica, que envolve o samba de viola, o samba de roda e a chula. A força de um músico como esse, de uma figura oracular para as próximas gerações, é imprescindível”, explicou o psicólogo.

Carnaval do Pelô

O Carnaval do Pelô integra a programação oficial do Governo da Bahia no tema “Carnaval da Bahia: Um Estado de Alegria”, reunindo ações do edital público da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), que contemplou 81 propostas artísticas, além da participação da Secretaria de Turismo (Setur), por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que fortalece o calendário cultural do território. No Largo do Pelourinho, parte da grade de atrações é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Fonte: Gov.Br | SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA – SECULTBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here