Veja a programação do palco do CARNAVAL MARAGOGIPE 2024, PATRIMÔNIO CULTURAL DA BAHIA. Segue abaixo um pouco da história do carnaval imaterial.
Maragogipe por ter esse evento peculiar, originado dos entrudos, depois baseou-se nas manifestações africana e europeia, conseguiu resistir e se tonar um dos mais importantes eventos carnavalescos do país.
O tradicional evento tem início na madrugada (a partir de meia-noite) de sexta-feira com os grupos silêncios, também conhecidos como grupos das almas, que percorrem às ruas para informar a chegada do carnaval, numa forma de homenagens os mortos, com seus ruivos e batidas de tambores, algo macabro e, todo “medo”, tenha certeza, vira alegria para os foliões.
Logo no início do último século, algumas mudanças ocorreram, inclusive a proibição da prática do entrudo – Este já proibida inicialmente no final do século XIX – Mas mesmo proibido, esse tipo de prática foi mantida. Também no início do século XX, houve a introdução das filarmônicas nos bailes dentro dos clubes.
Em 2009, o carnaval foi registrado como patrimônio imaterial do Estado.
Os Festejos tem apoio do Governo do Estado da Bahia.