Foto: Jack Peixoto/ Consórcio CTR Recôncavo
Agricultores e agricultoras familiares de Muritiba, São Félix, Cabaceiras, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas agora contam com novos equipamentos para fortalecer a produção de avicultura caipira em suas comunidades.
Mais 140 famílias desses municípios foram beneficiadas com kits completos de avicultura, resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Consórcio do Território do Recôncavo (CTR Recôncavo). Os kits incluem galinheiro com bebedouros e comedouros, aves, insumos como ração e vacinas, além de assistência técnica especializada para orientar o manejo dos animais.
Além de gerar renda com a comercialização de ovos e galinhas, a iniciativa também garante uma alimentação mais saudável para as famílias. É o que destaca a agricultora familiar Jamile Fonseca, da comunidade de Sete Brejos, em Muniz Ferreira.
“Estou muito feliz por receber esse kit, porque vou adquirir mais renda para minha família e consumir alimentos mais saudáveis, como as galinhas e os ovos de quintal.”
Já na comunidade Ponto Chique, também em Muniz Ferreira, a agricultora Bernarda Santos é só alegria com o recebimento do kit. “É um benefício muito grande porque vai complementar a minha renda e o meu objetivo é ampliar ainda mais a produção para vender não só aqui na minha comunidade, mas também em outras cidades”, vislumbra.
Na comunidade de Ponto Chique, também em Muniz Ferreira, a agricultora Bernarda Santos compartilha a mesma alegria. “É um benefício muito grande porque vai complementar a minha renda. Meu objetivo é ampliar ainda mais a produção para vender não só na minha comunidade, mas também em outras cidades.”
A ação integra a estratégia do Governo do Estado de fortalecimento da agricultura familiar, por meio da entrega de kits e assistência técnica especializada em diversos sistemas produtivos, em parceria com os consórcios públicos intermunicipais. Essa política vem promovendo uma transformação concreta na vida de milhares de famílias do Recôncavo Baiano e de toda a Bahia.
Fonte: Bahia Economica