(Imagem: Divulgação/Amazon)
A empreitada tecnológica da Amazon conta, agora, com um recorde expressivo. Com 1 milhão de robôs operando em seus centros de distribuição (CDs), a gigante norte-americana do e-commerce está próxima da paridade entre máquinas e trabalhadores humanos em suas operações globais. As informações são do The Wall Street Journal.
Com forte investimento em automação ao longo da última década, a Amazon fez da robótica parte essencial de sua estratégia logística. Hoje, cerca de 75% das entregas em todo o mundo já contam com o apoio dessas máquinas, que atuam desde a separação de itens até o empacotamento e movimentação interna.
Entre os modelos mais recentes está o Vulcan, robô capaz de coletar produtos diretamente das prateleiras. A empresa também implementa, gradativamente, um sistema de integração mais avançado, que conecta diferentes robôs a processos de atendimento de pedidos, promovendo maior colaboração entre máquinas e operadores humanos.
Automação e funções
De acordo com a companhia, o avanço da robótica não apenas aumentou a produtividade, como também contribuiu para a reconfiguração de cargos dentro da empresa. Os colaboradores que antes realizavam tarefas repetitivas agora são direcionados para funções mais técnicas, como operação e supervisão de sistemas automatizados.
A Amazon afirma ter treinado mais de 700 mil profissionais globalmente para atuar em novas funções, como técnicos de robótica e aprendizes em mecatrônica.
Produtividade
Com o reforço da automação, a companhia também vem reduzindo o ritmo de contratações. O número médio de funcionários por unidade caiu para cerca de 670 em 2023 — o menor nível em 16 anos, segundo análise do Wall Street Journal. Ao mesmo tempo, a produtividade anual por funcionário disparou, saltando de 175 pacotes por ano em 2015 para cerca de 3.870 atualmente.
“O uso intensivo de tecnologia nos centros de entrega rápida também nos permite operar com equipes menores e garantir maior agilidade nas entregas”, afirmou a empresa.
Segundo Andy Jassy, CEO da Amazon, a aplicação da inteligência artificial (IA) também é uma realidade. As ações vão desde otimizar o posicionamento de estoque, até previsão de demanda e mais eficiência robótica.
Robôs humanoides e novos testes
A empresa também testa novos modelos de robôs em fase de pesquisa, incluindo humanoides com braços e pernas desenvolvidos pela Agility Robotics. Esses equipamentos têm sido utilizados para tarefas como reciclagem de contêineres e ainda não há data para implementação em larga escala.
Apesar da evolução tecnológica, a Amazon reforça que os robôs não substituem a força de trabalho, mas a complementam. “Nós seguiremos dependendo de muitas pessoas. A automação é uma forma de tornar o trabalho mais eficiente”, disse Tye Brady, diretor de Tecnologia da Amazon Robotics.
Fonte: E-Commerce Brasil