Urgente: Presidente do PP, Claúdio Cajado aciona deputado federal do pelotão de frente de Lula no Conselho de Ética por fake news e ataque à honra de Bolsonaro

0
96

Por: Off News – Raul Aguilar

O presidente nacional do Progressitas, deputado federal Claúdio Cajado, acionou o deputado mineiro André Janones (Avante), considerado um dos mais atuantes em defesa do ex-presidente Lula nas redes sociais, principalmente com o público evangélico, no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados por fake news e ataques à honra do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Na representação, Cajado cita inúmeras declarações e postagens de Janones contra Jair Bolsonaro (PL) que classifica como fake news, entre elas a acusação de “pedófilo”, feita pelo deputado do Avante baseado em uma fala do chefe do Palácio do Planalto em um podcast, onde diz que “pintou o clima” ao tratar sobre a vida de adolescentes imigrantes da Venezuela.

“O PT que tanto criticava as fake news, quero ver que argumento vão usar agora atuando com Janones. O deputado Francischini foi cassado por isso. Se é para moralizar, que é o que o TSE quer, e eu mesmo assinei protocolo de intenções para eleições limpas, transparente e verdadeiras, fizemos essa representação contra o deputado propagador de fake news. Levantamos provas do que ele vem fazendo, que é grave, chamar o presidente de pedofilo é grave… Ele ultrapassou todos os limites, temos coibir esse tipo abuso. Não é porque qualquer pessoa é parlamentar que pode se esconde na impunidade”, declarou Cajado ao OFF News.

O político do PP aponta que o deputado Janones ultrapassa o limite da liberdade de opinião, garantida aos parlamentares através da imunidade, e incorrer em uma quebra de decoro, e que por isso não teme que esse tipo de representação se transforme em um lugar comum principalmente em um contexto de uma eleição polarizada com ataques para todos os lados como está ocorrendo no 2º turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

“Não tenho receio nenhum. Se um parlamentar chegar a dizer que o presidente é pedófilo, ele ofende à dignidade da pessoa. As pessoas têm que ter responsabilidade e saber que, acusar sem prova, isso é crime, tipificado na legislação penal. Acho que quer seja deputado, senador, em cumprimento ou não do mandato, tem que saber os limites, trabalhar com a verdade e não fazer acusações sem prova”, pontuou o deputado federal baiano.

Cajado afirma que já comunicou ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e ao presidente da comissão de Ética, o também deputado federal baiano Paulo Azi (UB), sobre a representação contra Janones.

“Dei conhecimento tanto a Paulo Azi como a Arthur Lira. Importante dizer que Janones fez acusações graves contra o presidente, entramos com essa representação para que ele tenha oportunidade de se defender, provar tudo que disse nessas lives e nas redes. Se ele provar o contrário, a representação será arquivado. Se ficar provado como está no requerimento, que ele imputou a alguém crime, injúria, sem prova, não é qualquer pessoa, foi ao presidente da República, ele vai ter o decoro quebrado e mandato cassado”, concluiu o presidente nacional do PP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here