A Uber alerta que a principal preocupação com as viagens clandestinas é a segurança Crédito: Shutterstock
Quem chega na rodoviária ou aeroporto de qualquer cidade é abordado por condutores querendo saber se a pessoa precisa de carro por aplicativo para sair dali. A proposta pode ser de cobrar o mesmo valor que seria cobrado no aplicativo ou, em algumas situações, podem cobrar um valor mais em conta ou até mesmo um valor inflacionado. O problema é que, muitas vezes, o que pode ser uma tentativa de economizar ou reduzir o tempo de espera por um veículo das plataformas pode virar cilada.
A Uber alerta que a principal preocupação com as viagens clandestinas é a segurança de todos. Viagens realizadas por fora da plataforma não contam com as ferramentas de segurança e tecnologia da Uber, como a checagem regular de apontamentos criminais dos motoristas parceiros, seguro de acidentes pessoais e suporte. “Além disso, ao escolher um motorista parceiro pelo aplicativo, o usuário tem acesso a todos os dados essenciais da viagem: nome, foto, modelo e placa do veículo, além do valor total da viagem. Antes de entrar no veículo, ainda mais em épocas de grande movimento, é importante verificar se a placa e o nome do motorista correspondem ao que aparece no aplicativo”, orienta a plataforma.
A empresa informa ainda que disponibiliza outras ferramentas de segurança que funcionam antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. Conheça alguns recursos disponíveis na plataforma:
- U-Código: Código de verificação de viagens
- Talvez uma das mais importantes, a ferramenta de checagem via código ou PIN consiste em uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida verbalmente ao motorista para que a viagem seja iniciada no aplicativo – confirmando assim que ambos estão na viagem correta.
- U-Acompanha: Compartilhamento de viagens
- Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo. Além disso, os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático em cada viagem.
- U-Áudio (Gravação de Áudio)
- Permite que usuários e motoristas parceiros gravem o áudio durante as viagens com o aplicativo para reportar, caso necessário, pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.
- U-Help (Ligar para a Polícia)
- Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190, em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo azul sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. No Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia, o recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada.
Fonte: Jornal Correio