Educadores e gestores de sete territórios de Identidade da Bahia participaram, nesta quinta-feira (23), do Encontro Territorial de Educação, realizado nas cidades-sede de Santa Maria da Vitória e Santo Antônio de Jesus, respectivamente. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), através dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), o evento tem promovido um espaço de diálogo e de troca de experiências entre profissionais da Educação e secretários municipais da Educação, visando fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os municípios para a melhoria do processo educacional nas diversas regiões.
A diretora do NTE 23 – Território da Bacia do Rio Corrente, Eleniza Castro de Oliveira, contou que o encontro integrado em Santa Maria da Vitória reuniu 90 participantes, entre professores e gestores, incluindo a presença de 90% dos secretários municipais de Educação do referido NTE e de representantes do NTE 11 (Bacia do Rio Grande, sediado em Barreiras), que também participaram das atividades: “foi um dia muito proveitoso e todos presentes parabenizaram a SEC pela iniciativa de promover um encontro que possibilita a parceria das redes estadual e municipais. Frisei bastante, durante o encontro, a importância dessa integração para que possamos pensar juntos, estimulando a cultura da parceria em prol da Educação da Bahia”.
Em Santo Antônio de Jesus, o debate também foi profícuo, segundo a diretora do NTE 21 – Território do Recôncavo, Rozane Veiga, que destacou a importância da reunião, da qual participaram, também, representantes dos NTEs 6 (Baixo Sul), 9 (Vale do Jiquiriçá), 18 (Litoral Norte e Agreste Baiano) e 26 (Salvador e Região Metropolitana): “as secretarias municipais foram nosso público-alvo nesse encontro, no qual recebemos 120 pessoas no total. Foi muito importante para todos participantes, que saíram mais fortalecidos e com a certeza da experiência compartilhada. Dialogamos sobre a melhoria das políticas públicas educacionais e o fortalecimento do regime de colaboração, bem como refletimos sobre as ações de apoio à educação municipal, compreendendo o cenário atual de cada ação dos respectivos municípios e do espaço de atuação. Foi bom receber os municípios, para colocarmos em prática as ações discutidas”.
Temas em debate
Nos encontros territoriais, que vão acontecer até 18 de junho, os educadores debatem os programas Formação pela Escola (FPE); Rede Estadual de Assistência Técnica e Pedagógica aos Municípios do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Bolsa Família, Bolsa Presença, Busca Ativa Escolar e Pé de Meia, bem como discutem questões relacionadas às ações integradas, ao Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e ao censo escolar, entre outros assuntos.
Na ocasião, os participantes estão tendo a oportunidade de compartilhar conhecimento, receber suporte técnico e discutir estratégias para melhorar a qualidade da educação em seus municípios. Até o final dos encontros, a estimativa é de que terão participado 2.280 pessoas.