A Solenidade de Pentecostes, Realizada há 254 anos, foi vivenciada pela Igreja no mundo inteiro, começou sua preparação no dia 07 de abril e encerrou no último domingo (19). Realizada há 254 anos, a Festa do Divino Espírito Santo teve também comemorações no domingo 12 de maio.
Com o tema: ” Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida “, a Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo se orgulha em manter viva a tradição da celebração da Festa do Divino Espírito Santo, desde 1770. De Portugal, foi expandida para as províncias das Ilhas do Atlântico, com a colonização e chegou ao Brasil no século XVIII. As celebrações que iniciaram no dia sete de abril, vão acontecer ainda nos dias 12 e 19 de maio.
A festa ocorre 50 dias após a Páscoa, e é considerada o terceiro evento mais importante do calendário litúrgico da igreja Católica, pois é o marco do começo da missão evangelizadora, iniciada após a revelação do Espírito Santo para os 12 apóstolos. O Espírito Santo é considerado como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, e é chamado de Alma da Igreja.
“Já que esse ano completamos 254 anos de festa do Divino Espírito Santo, o nosso intuito foi buscar na própria doutrina da igreja, aquilo que a igreja nos fala sobre a terceira pessoa da Santíssima Trindade que é o Divino Espírito Santo. Então, o tema é para ajudar não só a irmandade do Espírito Santo e sim, ajudar a todos a mergulharem profundamente na identidade da pessoa do Divino Espírito Santo. Porque é importante não somente crê e sabermos em que cremos, dar razões a nossa fé. Para entender realmente o que igreja pensa e nos ensina sobre o Divino Espírito Santo”, explica o pároco da igreja Jailson Jesus dos Santos.
– 12/05, às 9h aconteceu a 6ª missa preparatória à Festa do Divino Espírito Santo, como o Bando Anunciador: O Espírito Santo no fortalecimento do “homem interior”, celebrada pelo Padre Jorge Ricardo da Silva Valois.
– 19/05 Pentecostes: às 8h – Missa pelos irmãos falecidos, celebrada pelo Padre Jailson Jesus dos Santo. Às 10h – Missa Festiva, celebrada pelo Dom marcos Eugênio Galrão Leite de Almeida.
No dia 12 de maio, (domingo), que antecede a Pentecostes, após a celebração da missa, o Bando anunciador onde o menino imperador e o futuro desfilaram pelas ruas dos bairros do Santo Antônio e Barbalho, acompanhados de banda de fanfarra e da comunidade. Já, no dia de Pentecostes, os festejos começaram com a alvorada às 6 horas, e a seguir, a missa em memória dos irmãos já falecidos (Ely Gouveia, Moisés Cruz Souza e Padre Ronaldo Marques Magalhães). Em seguida, os irmãos da Irmandade do Divino Espírito Santo seguiram em desfile com bandas e fanfarras até a Igreja do Boqueirão buscar o imperador. A Corte do imperador é saudada pelo juiz da Irmandade e retorna para a Igreja de Santo Antônio.
“Foi além da nossa expectativa. Nesse primeiro ano que estou aqui é justamente fazer essa ligação; é reviver, esta tradição, esta festa, que remonta a sua primeira edição do ano de 1770. Continuar essa história, continuar essa tradição, nessa paróquia que é referência para a cultura religiosa, histórica do nosso estado da Bahia. E que os fiéis e as pessoas possam vivenciar isso com muita fé, muita devoção e que possa ajudá-los a cada dia se fortalecendo na esperança e na fé do Espirito Santo, representada por essa criança que é o menino imperador, escolhido todos os anos. Este ano, a criança abençoada foi o Lucas Souza Silva.”, pontua o Padre Jailson.
A organização também agradece ao apoio da Prefeitura de Salvador e ao Governo do Estado, que apoiaram esse lindo evento.