Entre os dias 11 e 14 de Março de 2022, aconteceu o primeiro Concurso Literário de Cabaceiras do Paraguaçu. A FLIPAR – Feira Literária Internacional de Cabaceiras do Paraguaçú. O evento teve o objetivo de enaltecer a cultura local e o turismo, por meio de apresentações artísticas além de poesias autorais, dentre outras atividades. O evento teve o tema Cidade Cabaceiras do Paraguaçu e aconteceu no Parque Histórico Castro Alves.
O evento contou com a presença do curador, o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atual presidente estadual do conselho de Educação, Paulo Gabriel Soledade Nacif, que apresentou a programação do evento.
A programação é composta por apresentações artísticas, encontros, bate papo, exibições de filmes, intervenções urbanas, lançamento de livros, dentre outras atividades. Serão quatro dias com grandes nomes da literatura nacional e baiana.
O festival promoveu um espaço para aprendizado e disseminação de conhecimentos, envolvendo a realização de cursos e palestras, bem como a participação de alunos e professores de diversas escolas locais, balizados principalmente pelo conceito de desenvolvimento sustentável.
Paralelo ao potencial mercadológico, a FLIPAR é um importante evento para o fortalecimento da cultura e do turismo regional, com a incorporação de diversos elementos e tradições do Recôncavo Baiano, além da participação de artistas consagrados. O festival ofereceu diversos atrativos culturais com apresentação de artistas e grupos – samba de roda, orquestras e demais expressões da região.
O evento aconteceu durante 4 (Quatro) dias seguidos, reunindo um público aproximado de 5 mil pessoas por dia.
A feira literária teve também uma programação musical eclética, que além dos artistas culturais locais, sambas de roda, teve o super show de André Macêdo, em homenagem a Moraes Moreira, “André Canta Moraes”. A apresentação marcou a noite de abertura do evento. No sábado, a partir das 19h, foi a vez de um recital de cordel e uma apresentação da Orquestra Feminina do Recôncavo, além da cantora Priscila Sales. Domingo, Jota Velloso canta com participação de Jorge Vercillo. E, na segunda-feira, para encerrar a programação, se apresenta o grupo Filhos de Jorge.
A FLIPAR foi realizada pela prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu e apoiado pelo Governo do Estado da Bahia.