O ITR é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais.
Cerca de 200 formulários de declaração o ITR (Imposto Territorial Rural) deste ano estão sendo preenchidos diariamente por servidores na Secretaria de Agricultura de Feira de Santana. O serviço é gratuito.
A data limite para a entrega da declaração é a segunda-feira, dia 30. No ano passado, foram preenchidas pouco mais de 2,8 declarações. Mas a expectativa da Seagri é que neste ano o número seja maior.
O ITR é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.
Todos os dias são distribuídas 50 fichas. Entretanto, diz a servidora Ednalva Vitório de Souza, muitos destes proprietários trazem declarações de parentes ou vizinhos.
“Todas as pessoas que nos procuram são atendidas. É a determinação do prefeito Colbert Filho”, afirmou Ednalva Vitório. “E a nossa expectativa que nesta sexta e segunda-feira a procura aumente”.
Estão sendo preenchidos os formulários cujas propriedades não passem de 50 tarefas, cerca de 20 hectares. O interessado deve apresentar a declaração de 2018. Quem perder o prazo paga multa.
O ITR pode ser pago em até quatro parcelas iguais, com valor mínimo de R$ 50 mensais. Valores menores que R$ 100 devem ser quitados à vista.
As informações são da Secom Feira.