Há poucos dias da Black Friday 2018, o comércio brasileiro começa a perceber a movimentação dos consumidores. Muitos brasileiros já estão acompanhando os preços dos produtos que desejam adquirir.
De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a Ferraz Pesquisa de Mercado, aproximadamente 37% das compras da Black Friday são antecipação para o Natal.
Segundo a pesquisa, os itens mais desejados são eletrônicos (68%), Eletrodomésticos (50%) e Vestuários (49%). Seguida de livros (26%); serviços/ produtos de beleza (24%); viagens/ passagens aéreas (18%); games (18%); artigos esportivos (16%); cupons promocionais (14%); e carro e moto/ artigos para carro e moto (6%). Já os que vão presentear, preferem optar por Vestuários (53%), Eletrônicos (44%) e Livros (39%).
Vale destacar o crescimento do segmento de viagens. Muitos brasileiros esperam a data para aproveitar a black Friday passagens e conseguir preços mais atrativos para destinos nacionais e internacionais.
Segundo estudo do Ebit, o comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday de 2018, alta de 15% na comparação com o ano passado. O gasto médio será de R$ 1.283,00. Em 2017, o gasto médio dos consumidores na data (soma de compras online e off-line) foi de R$ 1.178, segundo o Ebit.
A pesquisa online da SBVC consultou 403 consumidores, em quatro Estados (Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal, entre os dias 10 e 21 de setembro.