Uma multidão de iranianos ateou fogo num hospital em Bandar Abas, uma das maiores cidades do sul do país, na noite do último sábado (29). Segundo informações das autoridades locais, o atentado foi motivado pelo medo do coronavírus. Não há informações sobre vítimas.
Os iranianos resolveram atear fogo na unidade hospitalar após surgir o rumor de que o governo havia transferido dez pacientes de covid-19 da cidade de Qom, o epicentro da epidemia no país, para Bandar Abbas, que fica a 1.140 km ao sul, e tem uma situação sanitária menos preocupante.
Segundo informações do site Uol, os manifestantes se reuniram em torno do hospital, que se chama Towhid Clinic e logo foi apelidado de Corona Hospital, e entoaram frases de críticas ao governo. Em seguida, os ânimos se acirraram e a multidão pôs fogo no hospital.
Na última sexta-feira (28), o Irã registou nove mortes pelo coronavírus, e o número de novos casos cresceu 53%, levando o total a 593 doentes e 43 mortos. O índice de letalidade local é de 7,3%, duas vezes e meia o índice mundial.