Trump manda pintar muro na fronteira com o México de preto: ‘Tão quente ao toque que imigrantes ilegais nem tentarão’

0
35

Kristi Noem pintando muro na fronteira dos EUA com o México de preto — Foto: X / Reprodução

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, ordenou que o muro que protege a fronteira dos Estados Unidos com o México seja pintado de preto.

O objetivo, segundo o governo, é dificultar ainda mais a tentativa de imigrantes de tentar entrar ilegalmente em território americano, deixando o metal mais quente ao toque.

“Agora, sob a orientação do presidente, ele será pintado de preto — tão quente ao toque que imigrantes ilegais nem tentarão”, explicou a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, na rede social X.

Noem, que cuida das políticas anti-imigração do governo Trump, postou fotos do trabalho sendo iniciado nesta quarta-feira (20), na rede social X.

Em julho, o Departamento de Segurança Interna dos EUA comemorou ter chegado ao “mínimo histórico” de migrantes interceptados na fronteira com o México: 6.070 – uma queda de 15% em relação a março.

“Hoje completa 7 meses do segundo mandato de Trump. Quando começamos a trabalhar, os Estados Unidos enfrentavam a pior crise de fronteira da história. Hoje, essa crise não está apenas sob controle — ela foi obliterada. Este muro faz parte da diferença. Alto demais para escalar. Estreito demais para passar. (…) Ele ajuda nossos agentes a fazerem seu trabalho. Ele serve como escudo e símbolo: um monumento ao compromisso inabalável do presidente Trump com este país e com a segurança do povo americano”, exaltou a secretária em seu post.

Reforço no patrulhamento

Em janeiro, logo após a posse de Donald Trump, a Casa Branca divulgou imagens de tropas, com veículos militares e até helicópteros, patrulhando uma região não especificada da fronteira entre os EUA e o México.

Entre as medidas para combater a imigração ilegal, o governo Trump concedeu a autoridades do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) o poder de fazer deportações instantâneas — ou seja, devolver para o território mexicano indivíduos que acabaram de entrar, o que, pelas leis internacionais, é proibido.

Além disso, agentes federais de imigração receberam poderes ampliados para deter suspeitos e o governo declarou emergência nacional.

Fonte: G1 Mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here