Esse final de semana aconteceu um dos eventos mais esperados da região, o XV Festival do Umbu, em Manoel Vitorino, no Sudoeste de Bahia. O evento revelou o quanto essa fruta nativa do sertão é capaz de gerar riquezas e movimentar outros aspectos socioculturais de uma região.
Em Manoel Vitorino o umbu representa a base da economia local. A safra do produto ultrapassa 5 mil toneladas da fruta antes vendida somente in natura e sem agregar os valores hoje presentes em produtos como sucos, doces, polpas e outros derivados.
Neste ano, o Festival do Umbu de Manoel Vitorino, promovido pela prefeitura local teve apoio do Governo do Estado, através da CAR e SUFOTUR. O Projeto conta todos os anos com a participação direta de Cooperativas de Produção e Comercialização da Fruta da região. O evento serviu não só para destacar a força econômica do umbu como também, para mostrar quantas iguarias podem ser feita a partir da fruta a exemplo dos sorvetes, picles, patês e caldas de umbu apreciadas nos estandes de amostras durante o evento.
Além dos produtos do umbu, os milhares de turistas que foram a Manoel Vitorino durante o Festival puderam apreciar grandes atrações nacionais, que ajudaram a fomentar um dos maiores eventos da região.
No sábado (20), os cantores Nem Vaqueiro, Anna Catarina, Jaldo Rodrigues e Kiko Cigano fizeram “chorar” os corações apaixonados.
E no domingo (21) a dupla Iguinho e Lulinha, o cantor Kevi Joony, além de Umbu com Leite e Turma do Cangaceiro levaram uma multiudão a praça de eventos da cidade. Sem falar nos cursos e oficinas sobre temas inerentes à força produtiva do umbu e da agricultura familiar como um todo, um setor produtivo que a partir de agora pode gerar mais riquezas e empregos para região diante da intenção do governo do Estado em construir indústrias de beneficiamento dos produtos regionais, principalmente os da cadeia produtiva do umbu.