– Foto: Divulgação/SMS
Uma fábrica de gelo localizada no bairro Olhos D’Água, em Feira de Santana, no centro-norte da Bahia, foi interditada na terça-feira, 9. A Vigilância Sanitária constatou inadequações sanitárias no local.
O estabelecimento havia sido notificado diversas vezes anteriormente, no entanto, seguiu funcionando sem regularização. Entre os erros estava a presença de gelos saborizados sem comprovação de origem, pois o produto não é fabricado no local e a empresa não apresentou documentação da procedência.
Além disso, no local, a equipe encontrou um ambiente com acúmulo de sujeira, materiais e embalagens no chão, poeira e desorganização.
“Notificamos diversas vezes para que fossem realizadas as adequações, mas, nas reavaliações, verificamos que as medidas exigidas não foram atendidas”, explicou a chefe da Vigilância Sanitária, Thaís Marques.
A fábrica estava em processo de regularização desde 2023. Este é o segundo estabelecimento de produção de gelo interditado pela fiscalização na região em dois meses.
“O gelo, assim como qualquer alimento, precisa seguir boas práticas de produção e manuseio. Quando isso não ocorre, pode haver risco de gastroenterite e outras infecções alimentares”, alertou.
Como desinterditar um estabelecimento?
Para que o local seja desinterditado, o responsável legal deve comparecer à Vigilância Sanitária e formalizar o pedido de desinterdição para realizar as adequações necessárias.
Durante o período, o estabalecimento fica sem autorização para comercialização. No entanto, após as correções, uma nova vistoria será realizada e, confirmada a regularização, o funcionamento poderá ser retomado.
Fonte: A Tarde









