O influenza D (IDV) até então estava restrito a animais – Foto: Getty Images
Uma nova variante do vírus da gripe foi identificada na China. A descoberta preocupa cientistas por dar indícios de que já pode estar circulando entre humanos, segundo estudo publicado na revista Emerging Microbes & Infections, em 10 de outubro.
O influenza D (IDV) até então estava restrito a animais. Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Veterinária de Changchun, liderados por Hongbo Bao, analisaram uma cepa isolada de bovinos do nordeste da China em 2023, batizada de D/HY11.
A equipe descobriu que o vírus consegue se espalhar pelo ar em experimentos com animais de laboratório e também se replicar em células das vias respiratórias humanas.
Vírus se espalha silenciosamente
O influenza D foi identificado pela primeira vez em 2011, em suínos com sintomas gripais nos Estados Unidos. Desde então, tornou-se comum em rebanhos bovinos e já foi detectado em diversos continentes, incluindo América do Sul, Europa, Ásia e África. Além do gado, o vírus também tem sido encontrado em cabras, ovelhas, cavalos, camelos e cães.
A pesquisa chinesa indica que o D/HY11 tem ampla capacidade de infecção em mamíferos e exibe tropismo no trato respiratório, ou seja, consegue se adaptar às células das vias aéreas de diferentes espécies. Segundo os autores, a habilidade amplia o risco de o vírus cruzar barreiras entre animais e humanos.
Nos testes laboratoriais, o D/HY11 se multiplicou de forma eficiente em células de cães, humanos, vacas e porcos. Quando colocado em contato com furões, modelo padrão para o estudo da gripe humana, o vírus foi capaz de se espalhar pelo ar de animais infectados para saudáveis, sem necessidade de contato direto. Esse comportamento é considerado um sinal importante de potencial transmissão entre pessoas.
Fonte: A Tarde