Usar lâmpada de unha causa morte celular; entenda os riscos

0
34

Saiba os riscos das lâmpadas de unhas e como se proteger, segundo cientistas argentinos Crédito: Freepik

Uma pesquisa realizada pelo CONICET (órgão vinculado à área da saúde na Argentina) fez uma comparação surpreendente: os danos químicos causados pelas lâmpadas de secagem de esmalte na pele podem ser similares aos da forte radiação solar. Isso acende um alerta para quem usa esses aparelhos com frequência.

O estudo, publicado na revista Chemical Research in Toxicology, mostra que a exposição de apenas quatro minutos à radiação UV/LED dos secadores de unhas já altera moléculas importantes na pele, impactando suas funções biológicas.

Os pesquisadores destacam a falta de regulamentação e informação sobre os riscos do uso desses dispositivos, que são vendidos livremente e a baixo custo. A frequência de uso, muitas vezes semanal, agrava a situação.

Danos que não são avisados

As lâmpadas de secagem usam luz LED UVA visível, a mesma que atinge a Terra vinda do sol. Embora os aparelhos modernos sejam considerados melhores que os antigos, a pesquisa provou que eles ainda causam modificações químicas na pele. Essas alterações raramente são mencionadas nos manuais de uso.

Comparando com o sol

Um achado notável do estudo é que as mudanças químicas nas moléculas analisadas são comparáveis aos danos provocados pela radiação solar intensa. A pesquisa cita como exemplo a radiação que chega ao solo em um dia de primavera, ao meio-dia.

A perda da proteção natural

A radiação afeta a tirosinase, uma enzima essencial para produzir melanina. A melanina é a proteção natural da pele e do cabelo contra os efeitos nocivos do sol. Quando a função dessa enzima é alterada, a pele perde essa defesa, ficando mais vulnerável a danos.

Como se proteger

Diante desses riscos, os pesquisadores sugerem medidas preventivas. Eles consideram importante que os fabricantes informem sobre os efeitos prejudiciais do uso não controlado. Além disso, recomendam usar protetor solar ou luvas para evitar a exposição desnecessária da pele das mãos.

Fonte: Jornal Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here